terça-feira, 11 de novembro de 2008

Nascimento do "BPI"











Tem pouco mais de 100 anos a história do Bilhete Postal Ilustrado (BPI):








A ideia nasceu em 1869, na Áustria-Hungria, ainda só para o "inteiro Bilhete Postal", isto é, bilhete criado para facilitar as comunicações postais, sem outras preocupações. Foi tal o êxito - 3 milhões de unidades vendidas em apenas 3 meses!!- que vários outros países rapidamente lhe seguiram o exemplo: Alemanha, Inglaterra, Finlândia, Suiça (1870); Baviera, Espanha, EUA (6 milhões vendidos em 6 meses!!) (1871); Itália, Luxemburgo (1874); Grécia e Oceania (1875); Portugal, França, Turquia... (1878).

Em 1870 na Alemanha do Norte nasceu o BPI: por que não aplicar ao circunspecto postal uma fotografia? Juntava-se o útil ao agradável... e não tardou que a eles se juntasse o que era previsível, dado o sucesso da ideia: a exploração comercial!

A partir daqui - 1875 - foi vê-lo "crescer" como veículo de propaganda turística e hoteleira - vistas de cidades e localidades, monumentos, paisagens, costumes, festas, etc. - de parceria com outras opções, que se foram impondo, não só em resultado do desenvolvimento dos processos de fabrico e impressão - desenhos satíricos, fotografias de personalidades artísticas e políticas, propaganda... - como também do surgimento de muitas empresas que muito rapidamente se especializaram na sua produção e venda.








Sem comentários:

Enviar um comentário