quinta-feira, 22 de janeiro de 2009


PILATES

O criador do método Pilates, Joseph Pilates, era um homem extremamente inteligente e intuitivo. Teve uma infância difícil e grande debilidade física, mas ainda assim lutou pela sua sobrevivência. Talvez por sua fragilidade, Joseph Pilates dedicou um esforço suplementar a melhorar a sua condição física.


Em Nova Iorque, Pilates viria a fundar os seus primeiros estúdios americanos. Sagaz, Pilates conseguiu impor o seu método de exercício, tendo rapidamente conquistado o mundo da dança: bailarinos e indivíduos famosos dos espectáculos musicais e cinematográficos.


É irónico que o método Pilates esteja tão ligado à dança, pois o próprio Joseph Pilates nunca foi bailarino. Era antes um adepto de actividades “duras”, ditas de força pura e explosiva. Por outro lado, o seu rol de exercícios faz uso de um outro tipo de força – uma força fundamentalmente estática e excêntrica, a qual permite o fortalecimento do corpo sem geração de tensões e/ou desequilíbrios musculares.


O Método Pilates foi criado como uma técnica de condicionamento físico que se denominou Contrologia. Considerado uma técnica corporal, este trabalho é um sistema de movimentos organizados para desenvolver força e flexibilidade, valências físicas indispensáveis à manutenção da qualidade de vida. Pilates acreditava que o equilíbrio do indivíduo dependia do desenvolvimento uniforme do corpo e da mente, sem grandes sacrifícios ou cargas elevadas e altas repetições, e que só poderia ser alcançado através da movimentação econômica do corpo.


Manel

1 comentário:

  1. Ideia gira mas esqueceste a contextualização histórica da figura: viveu quando? Morreu quando? Esqueceste ainda um lado fundamental: a fonte do texto qual é? FM

    ResponderEliminar