domingo, 22 de fevereiro de 2009

AC/DC


Descobri, hoje, que a banda australiana AC/DC vem actuar a Portugal, em Alvalade, na digressão «Black Ice Tour». A Tour começa amanhã, 22 de Fevereiro, em Estocolmo e acabará a 30 de Junho em Glasgow, passando por Portugal a 3 de Junho. Como gosto desta banda decidi fazer uma pesquisa sobre ela e publicá-la aqui.

AC/DC é uma banda de Hard Rock formada em Sydney, Austrália em 1973 pelos irmãos Angus e Malcolm Young. É considerada uma das bandas pioneiras do Heavy Metal. Desde a sua formação tem existido várias mudanças na banda.

No início, o vocalista foi Dave Evans, mas logo abandonou a banda e foi substituído por Bon Scott. Em 1975, foi lançado o seu primeiro álbum: High Voltage.


Em 1979, a banda gravou o álbum Highway to Hell que chegou ao top 20 no reino Unido e ao top 10 nos Estados Unidos.


A 19 de Fevereiro de 1980, o vocalista Bon Scott faleceu devido ao consumo excessivo de álcool.
Brian Johnson (ex vocalista dos Geordie) substituiu Bon Scott e lançaram o álbum Black in Black que vendeu mais de 20 milhões de cópias na América, sendo hoje em dia o segundo CD mais vendido de sempre (42 milhões de cópias).

Nos anos seguintes, apesar das várias mudanças da banda, foram lançados mais alguns álbuns: Flick of the Switch (1983), Fly on the Wall (1895), Who Made Who (1986) e Blow Up Your Vídeo (1988). Até o início dos anos 90, o AC/DC vendeu mais de 80 milhões de álbuns em todo o mundo.




Em 1991 ganham o Grammy de melhor álbum de Hard Rock com The Razor’s Edge. Em 2000 lançam um dos seus mais recentes álbuns: Stiff Upper Lip, que se torna um sucesso.
Em 2004 ganharam um prêmio da Associação da Industria Fonográfica do EUA pelo disco Back In Black. Em 2005 lançaram o DVD duplo "Family Jewels" que mostra a trajectória da banda na fase de Bon Scott e de Brain Johnson.

Depois de 8 anos, em 2008, foi lançado o álbum «Black Ice», convertendo-se num dos maiores sucessos do ano vendendo 800 mil cópias na primeira semana, só nos Estado Unidos.


Curiosidade:

A sigla AC/DC significa: "Alternating Current/Direct Current" (Corrente alternada/Corrente contínua), mas há quem diga que o seu significado é: "Anti-Christ/Devil's Children" (Anti-Cristo/Filhos do Demónio)

Actualmente a banda é composta por Brian Johnson, Angus Young, Malcolm Young, Phil Rudd e Cliff Williams.

Fontes:

Wikipédia

www.antena3.com

http://centralrocknet.com.br/index.php?news=28

Marta

Sem comentários:

Enviar um comentário