terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Óscares


Os Óscares (Academy Awards) são atribuídos pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados unidos da América (Los Angeles) desde 1927.
Os Óscares são os prémios mais prestigiantes e esperados da 7º Arte.
A ideia da estatueta surgiu no decurso de um jantar no Hotel Ambassador a 11 de Maio de 1927, uma semana depois da formação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. 36 Personalidades elegeram Louis B. Mayer como presidente e Douglas Fairbanks como vice-presidente. Foi este último quem propôs a criação de um prémio que distinguisse os melhores trabalhadores da indústria cinematográfica. A estatueta representa um homem munido de uma espada sobre uma bobina com cinco orifícios que simbolizavam os principais sectores cinematográficos: produtores, realizadores, actores, argumentistas e técnicos. Assim, no dia 16 de Maio de 1929, no Hotel Hollywood Roosevelt, numa cerimónia que durou pouco mais de 10 minutos, perante uma plateia de 250 convidados, foram entregues pela primeira vez os prémios, que se destinaram a premiar 12 categorias, algumas delas já extintas: Filme, Actor, Actriz, Realizador de Drama, Realizador de Comédia, Argumento Original, Argumento Adaptado, Quadros, Qualidade de Produção, Direcção Artística, Fotografia e Efeitos de Engenharia.
Actualmente a cerimónia decorre no Teatro Kodak (imagem) e os vencedores são escolhidos por 5.800 membros da Academia.
Este ano realiza-se a 81º Edição, no dia 22 de Fevereiro de 2009 e será apresentada pelo australiano Hugh Jackman. O filme The Curious Case of Benjamin Button recebeu o maior número de nomeações, treze, seguido de Slumdog Millionaire que recebeu dez e de Milk e The Dark Knight ao receberem oito nomeações. O filme Wall-E recebeu seis nomeações, tornando-se no filme de animações mais nomeado de sempre.


Algumas curiosidades:

A Walt Disney tem o maior número de indicações ao Oscar de todos o tempos: 64.

Ben-Hur, Titanic e O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei, são os filmes que mais Óscares conquistaram, com onze estatuetas cada um.

Tornam-se eleitores do Oscar todos os profissionais de cinema que tenham ao menos sido indicados uma vez para alguns de seus prémios.

Heath Ledger, que morreu a 22 de Janeiro de 2008, está nomeado para a categoria de melhor Actor Secundário pelo filme The Dark Knight.
Fontes:
Diciopédia
Wikipédia


Marta

1 comentário:

  1. com certeza vai compensar ficar acordada até tão tarde para ver esta cerimónia!

    Carolina

    ResponderEliminar