sexta-feira, 6 de março de 2009

Beatrix Potter (1866-1943)



Helen Beatrix Potter nasceu a 28 de Julho de 1866 em Kensington, Londres e morreu a 22 de Dezembro de 1943 em Near Sawrey, Inglaterra era uma autora e ilustradora inglesa, conhecida principalmente pelos seus livros infantis.

Nasceu no seio numa família da alta burguesia ligada ao comércio de algodão. Foi educada em casa, pela governanta. Era uma rapariga tímida, solitária e reservada . Nos Verões, quando a família ia passar as férias no campo, ora na Escócia ora em diversas propriedades de Lake District, na Grã-Bretanha, tinha a oportunidade de apreciar a natureza de perto, começando a desenhar com apenas nove anos. Muitos desses desenhos são guardados no Victoria & Albert Museum, em Londres.

Aos 15 anos mantinha um diário secreto, escrito com o seu próprio código. Vários anos após a sua morte o diário foi decifrado e publicado: "Beatrix Potter: A Journal".

No Verão de 1882 tornou amiga do vigário Canon Rawnsley com quem aprendeu a importância da preservação da região de Lake District.
Em 1895 descobriu «The National Trust», uma associação que protegia e conservava regiões e monumentos históricos e de grande beleza. Quando publicou «The Peter Rabbit Books» (o coelho Peter) comprou uma terra em Lake District, Hill Top, tornando-se numa fazendeira e assegurando-se que as tradições da terra não eram esquecidas. Quando morreu deixou cerca de 4000 hectares para a associação «The National Trust».

Quando Noel Moore, o filho do caseiro, ficou doente eram as cartas de Beatrix a sua melhor distracção. Foi nas suas cartas que criou a história de «Peter Rabbit» que anos mais tarde, em 1990, deu origem ao seu primeiro livro, editado por si própria.
Além de Peter Rabbit, havia Jemima Puddle Duck, Jeremy Fisher, Benjamin Bunny, Tom Kitten ou Pigling Bland. Sabe-se que levava secretamente para o quarto ou para a sala onde tinha aulas, lagartixas, ouriços e uma infinidade de bichinhos que serviam de modelo para os seus desenhos.

Aos vinte e quatro anos, Beatrix Potter, com o apoio entusiasta do seu amigo Canon Hardwicke Rawnsley, desenhou seis cartões de Boas Festas e mandou-os para uma editora alemã. Com alguma surpresa recebeu a agradável notícia de que a editora não só lhos comprava por um preço muito bom, como lhe encomendava mais.

Em relação à vida amorosa, suspeita-se que tencionava casar com o seu grande amigo Norman Warne, filho do seu editor, mas uma doença súbita vitimou-o. No entanto, em 1913, aos 47 anos, casou-se com William Heelis, também grande defensor da preservação da natureza.
A 22 de Dezembro de 1943, com 77 anos, Beatrix Potter faleceu.

Ainda hoje os seus livros têm muito sucesso com o público mais novo.

Em 2006, a vida de Beatrix Potter deu origem a uma filme: Miss Potter.
Trailer do filme:
Fontes:
Wikipédia
Marta

7 comentários:

  1. Muito provavelmente já ouvi uma dessas histórias, mas não conhecia a autora...boa ideia!

    Gonçalo

    ResponderEliminar
  2. Boa ideia! Dizia-me pouco o nome; mais os desenhos. Li com todo o prazer. Viste o filme?
    FM

    ResponderEliminar
  3. Já vi o filme e gostei bastante =) Aconselho...
    Marta

    ResponderEliminar
  4. O Filme é adorável e encantador....realmente retratou bem a vida de Beatrix Potter......sem contar que as histórias infantis são incriveis.

    Ana

    ResponderEliminar
  5. vi o filme essa semana. amei. recomendo a todos, crianças, adolescentes, adultos,filme maravilhoso que mostra bem como não desistir de um sonho, de uma vida.

    ResponderEliminar
  6. vi o filme essa semana. amei. recomendo a todos, crianças, adolescentes, adultos,filme maravilhoso que mostra bem como não desistir de um sonho, de uma vida.

    ResponderEliminar
  7. Encantador o filme de Miss Potter e seus adoráveis bichinhos. Todas crianças deveriam vê-lo e se possível, começar a desenhar e criar seus próprios personagens, entrar neste mundo mágico das histórias infantis.

    ResponderEliminar