quarta-feira, 29 de abril de 2009

Abraham-Louis Breguet (1747-1823)







Uma vez que os estudos sobre a concentração industrial no século XIX nos levaram a exemplos ligados à relojoaria - uma das indústrias que, a partir de 1850, mais intensamente viveu os processos de racionalização do trabalho e da produção, e da estandardização e construção de mecanismos com peças intermutáveis - e à referência a algumas das marcas inseridas no Grupo Swatch, onde pontifica a Breguet, julgo ser útil deixar algo sobre aquele que muitos consideram ser o maior relojoeiro de todos os tempos - o suíço (Neuchâtel) Abraham-Louis Breguet (1747-1823).

Em França e Inglaterra reuniu os conhecimentos disponíveis da relojoaria do seu tempo. A partir de 1775 criou a sua própria manufactura e nela produziu algumas das maiores invenções relojoeiras de sempre: escapamentos com cortes para compensação térmica; o uso de rubis cilíndricos; um mecanismo de corda automático, "perpetuelle"; a "chave Breguet" (chave que protegia o mecanismo quando se dava corda) e, a maior entre todas, o "turbilhão" (mecanismo para evitar as distorções provocadas pela gravidade http://vistodedentro.blogspot.com/2008/01/ainda-os-relgios-mecnicos-o-turbilho.html).

Fica o convite para algumas pesquisas... e imagens de dois dos exemplos mais famosos da sua produção: o primeiro, o do turbilhão, montado num relógio "Arnold"; o segundo, o do célebre "Maria Antonieta" que depois de roubado regressou ao Museu onde repousa(http://www.relogioserelogios.com.br/noticias_site.asp?idNoticia=329&idEntidade=21)!

Tomei conhecimento,entretanto, da exposição que em Paris, no Museu do Louvre, vai mostrar até Setembro vários dos relógios de produção Breguet. Junto um filme de promoção da mesma que apanhei no youtube.



FM

Sem comentários:

Enviar um comentário