quarta-feira, 22 de abril de 2009

Dia Internacional da Terra

Hoje, dia 22 de Abril, comemora-se o Dia Internacional da Terra com o objectivo de alertar e consciencializar todos os cidadãos de todos os países para os problemas que o nosso planeta "enfrenta" em termos ambientais como o aquecimento global, conservação da biodiversidade, entre outros.



Esta dia foi instituído em 1970, pelo Senador Gaylord Nelson, um activista ambiental. Este homem, a 22 de Abril deste ano, organizou uma manifestação em que participaram inúmeras escolas e comunidades com o propósito de criar uma agenda ambiental.

Com toda a pressão que esta manifestação causou no governo, foi criada a Agência de Protecção Ambiental e estabelecidas algumas leis.

Neste dia todos os cidadãos devem participar em actividades que promovam o bem estar ambiental do nosso planeta, tanto a nível global como local.



Deixo aqui esta citação de Gaylord Nelson (que como o nosso professor diria, está uma delícia) :

"A Terra é nossa casa e a casa de todos os seres vivos. A Terra mesma está viva. Somos partes de um universo em evolução. Somos membros de uma comunidade de vida independente com uma magnífica diversidade de formas de vida e culturas. Sentimo-nos humildes perante a beleza da Terra e compartilhamos uma reverência pela vida e as fontes do nosso ser..."





Este vídeo deixa uma mensagem de esperança para que os cidadãos estejam alerta para as questões ambientais. No início do vídeo é também possível observar algumasi imagens relativas à manifestação de 22 de Abril de 1970.


Fontes:
http://www.google.com/ (imagens)
http://www.radioportalegre.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=1647&Itemid=54
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_da_Terra
http://www.youtube.com/


Carolina

1 comentário:

  1. Oportuno Carolina. O excerto citado faz-me lembrar uma refª num documentário sobre o tema que vi recentemente e que mais ou menos defendia esta ideia: o que fazemos contra a Natureza não porá em causa a Terra enquanto planeta que, mesmo que com outra "face", continuará o seu ciclo de translação, prisioneiro do Sol; porá em causa, isso sim, é a nossa existência enquanto espécie, enquanto Humanidade que, por enquanto, não dispõe de outra casa para viver. FM

    ResponderEliminar