sábado, 18 de abril de 2009

Ford T, um automóvel para todos

A 1 de Outubro de 1908, Henry Ford apresentou o seu modelo Ford T, um carro simples, fácil de conduzir, suficientemente potente e principalmente barato.
Por apenas 825 dólares, qualquer pessoa poderia comprar este automóvel.


Ao ínicio os americanos viam este novo modelo com desconfiança, mas logo no primeiro ano venderam-se mais de 10 mil modelos.


A cada minuto era feito um novo carro pois Henry Ford introduziu na sua fábrica algumas inovações que permitiam com que o carro se movimentasse em frente ao operário para que cada um executasse a sua tarefa.


Em 1912, pela primeira vez, o preço de um carro era mais baixo que o salário anual médio americano !


Henry Ford e o seu filho no modelo T



A partir de 1913, a produção deste carro sofre um notável aumento pois Ford implanta a linha de montagem e a produção em série, revolucionando a indústria automobilística. O modelo T era o primeiro automóvel de grande comercialização.


Henry Ford continuou a baixar o preço do seu automóvel nos anos seguintes e mesmo assim conseguiu aumentar a sua margem de lucro de 3 milhões em 1909 para 25 milhões em 1914.


Por volta de 1925, a General Motors começava a produzir automóveis mais baratos e bastante melhores que o Modelo T. Ford recusava-se a actualizar o seu modelo e as vendas foram baixando até que, em 1927, anunciou o fim da produção do modelo T.



" Este novo modelo tinha como traço essencial a simplicidade. No meu entender, as peças podiam ser fabricadas de tal maneira que custasse menos comprá-las novas do que consertar as antigas. Em consequência, em 1908 anunciei inesperadamente que de futuro apenas construiríamos um único modelo e que seria o modelo T."

Henry Ford, A Minha Vida e a Minha Obra


Curiosidades:
  • No Brasil foi chamado de "Ford de bigode" pois este carro apresentava duas alavancas opostas que formavam um bigode.



  • Esta imagem demonstra um modelo Ford T ainda em actividade já no século XXI.
  • Durante a primeira Guerra Mundial este automóvel foi até utilizado como ambulância, embora não tenha correspondido da melhor forma.
  • Em 2003, quando se comemorou o centenário deste carro, a Ford restaurou seis unidades do modelo T.

Este vídeo mostra todo o processo de produção do modelo Ford T.


Fontes:


http://www.youtube.com/watch?v=S4KrIMZpwCY
http://pt.wikipedia.org/wiki/Henry_Ford
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ford_T
http://www.centroatl.pt/edigest/edicoes/ed30cap1.html#2
http://www.carroantigo.com/portugues/conteudo/curiosidades_outros.htm
http://www.google.com/ (imagens)
Manual Cadernos de História B3 (página 23, documento 21) de Pedro Almiro Neves, Ana Lídia Pinto e Maria Manuela Carvalho


Carolina

2 comentários: