quinta-feira, 9 de abril de 2009

A Maçonaria, uma organização secreta

A Maçonaria foi criada em Inglaterra, no século XVIII por homens que pretendiam modificar a sociedade, tornando-a mais justa, humana e digna, defendendo os princípios da liberdade, democracia e igualdade.


Estes homens pretendiam assim construir um mundo novo. Por isso mesmo chamam-lhes maçons que significa pedreiros.


Os maçons foram se organizando em pequenos grupos, e cada grupo formava uma "loja". Estes reuniam-se num local secreto decorado com elementos simbólicos: a régua, o compasso e martelo dos pedreiros, imagens do Templo de Salomão. Usavam também trajes próprios como um avental com desenhos.




Avental maçónico




Para serem admitidos numa loja maçónica, estes homens deviam submeter-se a provas morais e físicas chamadas "viagens". Se fosse considerado apto, jurava então sobre uma espada jurava que guardaria para sempre os segredos que lhe fossem confiados.

Dentro das várias lojas maçónicas havia vários graus de importância que vou enumerar, do menos para o mais importante: aprendiz, companheiro, mestre, grão-mestre.


Esquema que representa os graus maçónicos nas lojas da Escócia (à esquerda) e da América (à direita)

Os maçons tinham um código secreto para se identificarem fora das lojas. Um desses códigos era dizerem em voz baixa "Joachim" e "Booz", nomes hebreus das colunas do Templo de Salomão.

Fontes:

http://www.wikipedia.org/

http://www.google.com/ (imagens)

Livro "Um trono para dois irmãos" de Ana Maria Magalhães e de Isabel Alçada



Carolina

20 comentários:

  1. tens boas informações sobre a maçonaria, desconhecia a maior parte :)
    Pena não dar para ver bem a imagem dos graus maçónicos...

    Gonçalo

    ResponderEliminar
  2. não consigo fazer com que ela fique melhor :s já no google de onde a tirei está assim



    Carolina

    ResponderEliminar
  3. "A Maçonaria foi criada em Inglaterra, no século XVIII por homens que pretendiam modificar a sociedade, tornando-a mais justa, humana e digna, defendendo os princípios da liberdade, democracia e igualdade."

    O que é a maior mentira desta organização secreta, pois o que fazem é controlar todos os ramos da sociedade lutando por a implementação da democracia, um termo que significa "Casa do demónio", por melhor que seja a teoria em torno do termo, o termo é exemplificativo dos objectivos reais de domínio e escravização social usando como arma o sistema financeiro que assenta na dívida.

    ResponderEliminar
  4. eo G >> ESTRELA DO DIA
    S4EGREDO .....????

    ResponderEliminar
  5. P.`. nao sabem nada saciem sua curisidades, procurando seu propio melhoramento pessoal.

    ResponderEliminar
  6. Muito cuidado! Não se deve falar do que não se conhece profundamente. Pois os algumas pessoas como o Bruno, podem achar que tais comentários são verdades absolutas.

    TFA

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. a maçonaria te sua origem dos pedreiros e templários que na idade média eram a mais pura entidade voltada a DEUS. faziam voto de pobreza castidade e dignidade. até hoje essa doutrina dos maçons é mantida e posso confirmar com absoluta certeza. Bruno você está errado a nosso respeito.

    ResponderEliminar
  9. Quem disse que os Templários eram uma entidade voltada a Deus? Isso só pode ser piada para quem não sabe nada da história dessa organização que após ter sido ilegalizada devido aos deus crimes deu origem à maçonaria!
    Se por os Templários usarem uma cruz são vistos como os bons da fita passando os seus descendentes históricos (maçonaria) a serem igualmente bons, basta ver por uma outra perspectiva e pelos crimes dos Templários a maçonaria herda esse fardo criminoso.

    Se herdam a honra, herdam a desonra!

    Numa sociedade realmente livre não há lugar para sociedades secretas dentro da sociedade. A maçonaria foi legalizada por decreto-lei numa altura em que mais de metade dos deputados da Assembleia da Republica eram membros desta organização. A data desta legalização coincide com dados públicos da GOL em que afirmam o numero de deputados maçons na altura.

    A maçonaria não estabelece uma relação directa, mas basta cruzar dados. A maçonaria legalizou-se a si própria e espero um dia que seja exposto todo este esquema à margem da lei. Lei essa que ilegaliza esquemas em pirâmide, sendo a maçonaria o mais perigoso destes esquemas, pois não assenta unicamente em dinheiro mas sim em poder.

    ResponderEliminar
  10. Esse Bruno está é doido para ingressar na Ordem. Mas antes deveria se informar melhor sobre a sociedade discreta mais respeitada da terra. Sempre aparece esse tipo de pessoa que tem a mania de falar mal daquilo que não conhece. Um T.'.F.'.A.'. para todos os IIr.'.

    ResponderEliminar
  11. @Cláudio do Brasil, não me preciso informar mais e muito menos perder o meu tempo com pessoas como o Sr., que se limitam a fazer propaganda. Eu há anos que exponho com sucesso a maçonaria como a maior rede de crime organizado a nível mundial e você vem-me com eufemismos "sociedade discreta"... que anedota.

    Eu falo do que conheço, quem fala do que não conhece é o Sr. falando de mim como se fizesse ideia de quem sou, o que faço e como penso.

    Se quiser aprender, eu posso-o ensinar. Não me venha é com parvoíces de propaganda ridícula :)

    ResponderEliminar
  12. Prezado Ir.'. Cláudio, que o G.'.A.'.D.'.U.'., derrame sobre você e sua familia muita saúde e paz.

    A Maçonaria e a melhor instituição que já existiu, onde os seus obreiros aprendem a erguer templos a virtude e cavar masmorras ao vicio.

    Um T.'.F.'.A.'.

    ResponderEliminar
  13. Prezado "irmão" Roberto, que o povo derrame sobre si, poupando a sua família, de um mar de dor e sofrimento em igual proporção ao que a organização criminosa na qual está inserido provoca aos leigos cidadãos convencidos que vivem em democracia quando na verdade vivem numa ilusão de liberdade, poder de voto e de sociedade.

    O dia chegará em que a sua organização irá colocar as garras de fora para pegar o poder total que parecerá ao seu alcance. Essas garras serão decepadas e todos os envolvidos na sociedade criminosa que é a maçonaria, serão julgados pelos seus crimes e conivências com os mesmos, pelo simples facto de livremente se terem associado à máfia das máfias.

    ResponderEliminar
  14. gente sera q vcs nao vêem q os iluminatis estao tomando conta do mundo . maconaria é coisa de satan

    ResponderEliminar
  15. se um cego guiar outro cairão ambos na cova. Como podes falar do que não sabes, não participas? Se é uma sociedade secreta, como tu podes ter informações concretas e tão incriminadoras contra a maçonaria? Eu desejo muito saber sobre esta sociedade que, até onde eu sei, só trouxe beneficios ao mundo moderno, beneficios estes, que todos nós desfrutamos, inclusive tu ó caro Bruno.
    Espero ser aceito entre os "pedreiros" e fazer parte desta luta pela liberdade igualdade e fraternidade.

    ResponderEliminar
  16. Como fazer para engreçar na maçonaria.
    Meu nome e rafael tenho 24 anos e tenho vontade de engreçar na maçonaria. por favor se alguem poder me responder meu mail e pr_900@hotmail.com
    Quero fazer parte da irmandade da marçonaria pois penso em controuir uma humanidade melhor e mas digna entre os homens.

    ResponderEliminar
  17. VOCÊS NÃO SABEM NADA DE MAÇONARIA EU SOU MAÇOM POR ISSO VOU FALAR DE UM ASSUNTO QUE EU DOMINO. VOU SER CURTO E GROSSO. PARA SABER DE ESPIRITISMO E NECESSÁRIO QUE O CIDADÃO LEIA SOBRE ESPIRITISMO. ELE DEVE ESTUDAR OS FUNDAMENTOS DA DOUTRINA ESPIRITA. LER LIVROS DE AUTORES ESPIRITAS SÉRIOS.SE VOCÊ QUISER SABER SOBRE A HISTORIA DO CATOLICISMO,E A SUA GLORIOSA SANTA INQUISIÇÃO,LEIA LIVROS DE AUTORES SÉRIOS,NO CANDOMBLÉ, BUDISMO E MAÇONARIA USE O MESMO CRITÉRIO. PARA NÃO FICAR DANDO UMA GAFE ATRÁS DA OUTRA FALANDO UM MONTE DE MÉRDA DAQUILO QUE NÃO CONHECE,COMO O SENHOR BRUNO QUE ESTÁ SEMPRE PREOCUPADO EM CHAMAR A ATENÇÃO, COM A SUA PSEUDO INTELECTUALIDADE MAS NA VERDADE ELE NÃO TEM NADA NA CABEÇA,SOMADA UMA PERSONALIDADE FRACA, CALCIFICADA PELO PRECONCEITO, NOTA-SE QUE SE TRATA DE UMA PESSOA IGNO, QUER DIZER LEIGA, MAL INFORMADA OU SEM CULTURA. ELE É COMO UM PAPAGAIO QUE SÓ REPETE O QUE OS OUTROS DIZEM,EU NÃO DEVIA, MAS VOU LHE DAR UMA DICA, LEIA MAIS, ESTUDE, PESQUISE E PEÇA A (DEUS) O GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO QUE LHE ENTENDIMENTO, E ELE LHE CONCEDERÁ SABEDORIA, ANTES DE INSULTAR A MINHA INTELIGENCIA E DE ALGUNS POUCOS COMO EU, QUE OCASIONALMENTE VISITA ESTE BLOGUE.EU SOU CRISTÃO, E SOU MAÇOM COM MUITA HONRA,DOU MEUS PARABÉNS PELA TOLERÂNCIA DO DONO DESTE BLOGUE, POIS ELE REALMENTE PROVOU QUE É TOTALMENTE Á FAVOR DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO, EM TODA Á SUA PLENITUDE,SE EU FOSSE O DONO DESTE BLOGUE CENSURAVA A MAIORIA DESTAS POSTAGENS IDIOTAS, QUE MAIS PARECEM CONVERSAS DE BOTEQUIM, QUANDO O SUJEITO ESTÁ BEM CHAPADO, POIS NESTE ESTAGIO DE EMBRIAGUES ELE É UM EXPERT EM QUALQUER ASSUNTO.SE O SENHOR NECESSITAR DE UM MODERADOR EU ME HABILITO.

    ResponderEliminar
  18. Eu, Roberto Bravo tenho muitas curiosidades á respeito desse assunto pq. diziam que meu bisavo um espanhol de galízia era maçon no qual não o conheci, mesmo pque minha familia toda são católicos

    ResponderEliminar
  19. Só tem razão de ser secreto o que é ilícito (á parte do respeito pela confidencialidade de dados pessoais e da reserva intima da vida privada)
    Se as actividades de uma organização são secretas justificadamente ou não levanta-se a suspeição.
    O estado de direito democrático implica a liberdade de associação mas é incompativel com organizações secretas.
    À parte a respeitabilidade individual de maçons a maçonaria é historicamente conhecida como tendo ligações a práticas criminosas e homicidas incluindo o regicidio o qual nenhuma alteração de regime pode legitimar.
    Assim em minha opinião deveria ser ilegalizada tal como todas as organizações secretas ou tornar-se uma organização transparente e com práticas exclusivamente, reconhecidamente e comprovadamente não lesivas do estado de direito.
    Pedro L

    ResponderEliminar