quarta-feira, 15 de abril de 2009

Titanic

Faz hoje, dia 15 de Abril, 97 anos, que o navio mais conhecido do mundo, Titanic, se afundou nas águas do Atlântico.
Titanic era um majestoso transatlântico considerado por todos como insubmergível. Foi construído pela empresa White Star, na Irlanda do Norte. Custou na altura 1 500 000 libras, um valor que só por si, segundo pensavam os construtores, garantia a máxima qualidade e ausência de riscos.

Partiu de Southampton, Inglaterra, a 10 de Abril de 1912. Transportava mais de 2 000 passageiros, entre muito ricos e pobres emigrantes, para além de muitas dezenas de tripulantes. Fez apenas duas escalas na Europa, a primeira em Cherbourg, na França, e a segunda em Queenstown, na Irlanda.
O Titanic era a glorificação de uma época, do poder do dinheiro e da capacidade técnica do Ocidente. Era também a imagem da sociedade do seu tempo: se em cima se dançava, gozava e comia como nas melhores cortes europeias, em baixo, no navio, pululavam centenas de pobres e remediados em busca de uma América que poderia solucionar as suas vidas.Mas, no dia 14 de Abril, cerca das 23 horas e 50 minutos, a 925 km a sudeste da Terra Nova, colidiu com um iceberg, que ninguém vira, rasgando o casco e provocando danos irreparáveis. Decorridas duas horas e meia após o impacto, já no dia 15, as 46 000 toneladas do Titanic afundava-se nas águas do Atlântico Norte, provocando cerca 1513 vítimas mortais. A maior parte destas morreu de hipotermia, congeladas enquanto esperavam por um salvamento que tardou em chegar. Sobrevieram aproximadamente 705 pessoas.
Para além das falhas humanas de detecção do iceberg, para não falar nas negligências em termos de segurança - acresce uma tradição de que o comandante ignorou os avisos da existência de vários icebergs na rota. Durante vários anos foram inúmeras as procuras dos destroços do navio que foram encontrados em 1987, por Robert Ballard.
Foram criados uma série de histórias e lendas e até filmes e documentários.
Fontes:
Diciopédia
Marta

Sem comentários:

Enviar um comentário