sexta-feira, 8 de maio de 2009

Geoparque de Arouca Património Mundial

Uma das trilobites famosas...

As célebres "pedras parideiras" da Serra da Freita
E o trabalho pedagógico junto dos mais novos...

No dia 22 de Abril passado, Dia Mundial da Terra e Dia Nacional do Património Geológico, pudemos saber que o Geoparque Arouca viu reconhecidos os seus esforços e a qualidade dos seus valores naturais, ao ser classificado pela UNESCO como Património Mundial. Em simultâneo foi integrado oficialmente na Rede Europeia e Global de Geoparks, que a UNESCO tutela.

Inaugurado no final de 2007, o Geoparque de Arouca abrange uma área de 327 quilómetros quadrados e reveste-se, segundo a UNESCO, de "particular importância pelo seu carácter científico, raridade, encanto estético e valor educacional".
Em causa está, portanto, "um território de excepção", sublinha o paleontólogo Artur Sá, coordenador científico do Geoparque de Arouca e docente do Departamento de Geologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
"Com a integração na Rede Europeia de Geoparques, Arouca passa a ter o selo de garantia da UNESCO", adianta.

http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/512937

Segundo a definição da European Geoparks Network (EGN/UNESCO), um Geoparque é «um território de limites bem definidos com uma área suficientemente grande para servir de apoio ao desenvolvimento sócio-económico local. Deve abranger um determinado número de sítios geológicos de relevo (geossítios) com especial importância científica, pedagógica e turística, que seja representativo da sua história geológica, eventos e processos. Deverá possuir ainda interesses ao nível da ecologia, da arqueologia, da história e da cultura, entre outros».

O Geoparque Arouca, correspondendo à área administrativa do Concelho de Arouca, é reconhecido pelo seu excepcional Património Geológico de relevância internacional, com particular destaque para as Trilobites gigantes de Canelas, para as Pedras Parideiras da Castanheira e para os Icnofósseis do Vale do Paiva.
O valioso e singular Património Geológico inventariado, cobrindo um total de 41 geossítios, constitui a base do projecto Geoparque Arouca, aliados a uma estratégia de desenvolvimento territorial que assegurará a sua protecção, dinamização e uso. Em simultâneo e em complementaridade, associam-se outros importantes valores como os arqueológicos, ecológicos, históricos, desportivos e/ou culturais e ainda a promoção da etnografia, artesanato e gastronomia da região, tendo em vista a atracção de um turismo de elevada qualidade baseado nos valores da Natureza e da Cultura.
Muitos destes sítios de interesse encontram-se integrados na intensa Rede de Percursos Pedestres, num total de 13, numa perspectiva de valorização e divulgação e promoção deste inestimável património.

http://www.geoparquearouca.com/?p=geoparque&sp=ogeoparquearouca

Pois é mesmo uma notícia saborosa! Tenho família nessa região e tenho comigo uma dessas trilobites gigantes - que são consideradas as maiores do mundo - que obtive em Canelas junto do dono da pedreira que está na origem do Museu e do processo subsequente. Na altura - já lá vão mais de 10 anos -, ainda não tinham a importância que hoje os estudiosos lhes reconhecem e, por isso, ainda a trouxe como oferta (embora não fosse do lote das melhores, claro), junto com uma outra, que tenho utilizado na escola.
FM

Sem comentários:

Enviar um comentário