domingo, 1 de novembro de 2009

Dia Mundial Vegano

O dia 1 de Novembro é marcado pelo Dia Mundial Vegano ("World Vegan Day", em inglês), que é comemorado desde 1994, quando a Vegan Society da Inglaterra comemorou 50 anos de criação.

Em 2004 o evento marcou o 60ºaniversário da sociedade, e o 10º ano do feriado.


Curiosidades


  • O que é o Veganismo?

Veganismo é uma filosofia de vida motivada por convicções éticas, com base nos direitos animais, que procura evitar exploração ou abuso dos mesmos.

  • Ideologia

Para o vegano, os animais não existem para os humanos, assim como o negro não existe para o branco nem a mulher para o homem. Cada animal é dono da sua própria vida, tendo assim o direito de não ser tradado como propriedade. Dessa foma os veganos propõem uma analogia entre especismo, racismo,sexismo e outras formas de preconceito.
É muito importante distinguir a ideologia vegana da dieta vegetariana. Veganismo não é dieta, mas sim uma ideologia baseado nos direitos animais, e que luta pela inclusão destas sociedades.


  • Vestuário

Artigos em peles, couro, lã, seda, camurça ou outros materias de origem animal (como pérolas, plumas, penas, ossos, pêlos, marfim, entre outros) são artigos ou materiais esquecidos, pois implicam a morte ou exploração dos animais que lhes deram origem. Sendo assim um vegano veste tecidos de origem vegetal (algodão, linho, etc).


  • Alimentação                                                                                

São vegetarianos escritos, ou seja, excluem da sua dieta carnes, gelatina, lacticínios, ovos, mel e quaisquer alimentos de origem animal. Consomem basicamente cereais, frutas, vegetais, legumes, hortaliças, algas, cogumelos e qualquer produto, industrializado ou não, desde que não contenha nenhum ingrediente de origem animal.

Poderia dizer muito mais sobre os Veganos, mas achei melhor ficar por aqui e serem vocês a ganharem essa curiosidade e irem pesquisar mais sobre os Veganos.
Deixo aqui alguns sites para visitarem:
Daniela Mendes

1 comentário:

  1. Óptimo! Muito contente por apareceres! Confesso q desconhecia o conceito. Gostei muito. FM

    ResponderEliminar