segunda-feira, 2 de novembro de 2009

André Derain (1880-1954)

André Derain foi um pintor francês fauvista. Desde muito cedo, aos 15 anos, que Derain pintava. Passados cinco anos, em 1900, encontra-se com Henri Matisse, o fundador e principal executante da corrente artística fauvista, pintando e desenvolvendo as suas técnicas juntos.










































A corrente fauvista, nascida em 1905, caracterizava-se pela criação desligada dos sentimentos, seguindo os impulsos do instinto, pelo recurso a formas simplificadas, à mancha cromática, cores planas e tons puros fortemente contrastados, sugerindo a idéia de bidimensionalidade.



















                   























Derain, mais tarde, ganhou interesse pela pintura cubista, visto que passou a utilizar tons mais quentes e suaves, chegando mesmo a abandonar a pintura fauvista pela cubista.
















Nomes das obras:
1- Harlequin and Pierrot, c.1924
7- Vue de Collioure, 1905
9- Composition classique, 1907
11- Roses au picket bleu, 1920
12- The big ben
14- Le Tournant

Nota: peço desculpa pela falta de informação relativamente ao nome e data das obras deste pintor mas não consegui encontrar mais informação

Fontes:

Carolina

8 comentários:

  1. Óptimo! Só um senão: procurar sempre colocar o nome dos quadros seleccionados e o ano de criação. Isso ajuda muito a compreender a evolução do pintor e a estabelecer ligações entre correntes, etc..

    ResponderEliminar
  2. O post 2oo! Quem diria! Já vai sendo obra! E já repararam no contador? Continuamos com um número médio de visitas bem acima do que era previsível!!

    FM ( o comentário anterior tb é meu; esqueci o nome)

    ResponderEliminar
  3. Sinceramente, prefiro textos mais curtos como esse que me fazem compreender o assunto mais rápido, em vez de um texto longo e cansativo. Obrigada! Me ajudou bastante.

    ResponderEliminar
  4. nao gostei muito deste blog devido a falta de informação e tambem pelos textos ser demasiado longos para as comprrenção de todos e para além disso não ajudou-me nada.

    ResponderEliminar
  5. Isso me ajudou à fazer meu dever de última hora!��

    ResponderEliminar