domingo, 1 de novembro de 2009

Igor Stravinsky


Fala-se dele na descrição do filme sobre ele e a sua relação com a "Coco" Chanel.

Fala-se também da sua "Sagração da Primavera", música escrita para um bailado estreado em Paris em 1913, com a participação de artistas da vanguarda de então: Vaslav Nijinsky na coreografia,  Nicholas Roerich na cenografia, e Serge Diaghilev na produção.

Trata-se de uma "das mais influentes e mais reproduzidas composições da história da música do Século XX sendo um ícone de toda música erudita por ter sido considerada a obra que marca o início do modernismo . Considera-se que ela inovou em quase todos os aspectos músicais correntes na época : estrutura rítmica, orquestração, timbrística, forma, harmonia, uso de dissonâncias, e particularmente uma valorização da percussão acima da harmonia e melodia como nunca tinha ocorrido antes.



Desafiando bom número de regras e contestando tudo que se conhecia até então a obra causou um escândalo memorável na capital francesa, em que a platéia, diante de tanta revolução artística, não aceitava o que ouvia e via".

Essa rejeição foi ainda reforçada " pelas inovações de linguagem que Nijinsky incorporou à coreografia, valorizando movimentos "rústicos" inspirado em hierógrafos e pinturas em pedras de homens da caverna. Durante a apresentação não faltaram vaias, e o próprio Diaghilev chegou a acender as luzes da platéia numa tentativa de conter um pouco o caos que se instalou. Não tendo surtido muito efeito, a agitação continuou e marcou tanto a estréia que até hoje a peça é considerada uma das mais internacionalmente conhecidas e controvérsas obras na história da arte".
http://pt.wikipedia.org/wiki/


Espreitem! Vão ver que vale a pena!




FM

Sem comentários:

Enviar um comentário