terça-feira, 17 de novembro de 2009

Roger Waters

Introdução:


George Roger Waters nasceu em Great Bookham, Surrey, a 6 de Setembro de 1943 é um músico e compositor britânico de rock, mais conhecido por ter sido o compositor, vocalista, baixista, guitarrista e um dos fundadores do Pink Floyd.

Após outro dos fundadores, Syd Barrett, ter abandonado o grupo devido a doença mental e a abuso de drogas, no fim dos anos 60, Waters definiu a direcção artística da banda, levando os Pink Floyd para o centro das atenções, produzindo uma série de álbuns que continuam entre os mais vendidos de todos os tempos.

Carreira:

Após sair do Pink Floyd, nos anos 80, Waters embarcou numa carreira a solo, editando três álbuns e a trilha sonora de um filme. Em 1984 lançou THE PROS AND CONS OF HITCH HICKING que já estava sendo preparado desde 1978, em 1987 lançou RADIO KAOS e por último o álbum Amused to death de 1992. Waters passou a maior parte dos anos 90 a compor uma ópera chamada Ça Ira cujo lançamento ocorreu em 27 de setembro de 2005.

Depois de um longo hiato, Waters voltou à estrada outra vez em 1999, tocando as suas músicas mais conhecidas do tempo do Pink Floyd juntamente com material da sua carreira a solo e uma música nova chamada Each Small Candle, tendo conseguido grande audiência.

Em «The Dark Side of The Moon» , Roger Waters apresentou ao público canções suas e dos Pink Floyd.

Em Setembro de 2004 Waters publicou duas novas faixas: "To kill the child" e "Leaving Beirut" apenas para a internet; um CD single foi lançado apenas no Japão. Ambas as faixas são inspiradas na invasão do Iraque pela Inglaterra e Estados Unidos em 2003. A sua mensagem era clara em versos como: "Oh George! Oh George! That Texas education must have fucked you up when you were very small".



Fontes:

Manel

2 comentários:

  1. Óptimo! Informativo. Correspondeste ao pedido, mas confesso q ainda fico com a dúvida inicial: o Waters saiu da banda logo a seguir ao álbum "The Wall" (e por causa dele) ou não? Alguém entra em cena e tb ajuda?
    FM

    ResponderEliminar
  2. ROGER WATERS NAO ABANDONOU A BANDA,ELE FOI DESCARTADO PELO DAVID GILMOUR,E AINDA GRAVOU THE FINAL CUT,QUE POR SINAL FOI O ULTIMO DISCO DO PINK FLOYD.DAI A BANDA DESCAMBOU,POIS GILMOUR ACHAVA QUE ERA O MELHOR.

    ResponderEliminar