terça-feira, 3 de novembro de 2009

A "segunda Escola de Viena"



Agrupa-se nesta designação (depois de se terem agrupado na designação de "1ª Escola de Viena a obra de três gigantes da música ocidental: Joseph Haydn, Mozart e Beethoven) a obra de três importantes compositores austríacos bastante ligados entre si: Schonberg (1874-1951) e dois dos seus principais alunos, Alban Berg  (1885-1935) e Anton Webern (1883-1945).

O seu mérito conjunto foi o de terem sido os pioneiros dos novos caminhos da música, nos anos 10-20 do século XX. A ruptura que protagonizaram levou-os à "música atonal" e à construção de um novo processo de escrita: o dodecafonismo.

Deixo-vos depois do Pierrot Lunaire, com uma das obras mais emblemáticas de Alban Berg - a sua "Suite Lírica", de 1925-1926 - elucidativa quanto aos caminhos que resultaram das rupturas verificadas na arte musical do período que estudámos.



FM

1 comentário:

  1. haydn,um dos criadores da estética e estrutura e forma do classicismo,dando forma ao quarteto de cordas,a forma mais sutil e profunda da música clássica.mozart e seus fantásticos quartetos,quintetos e trios de corda,seus concertos para piano,obras com sopros e ópera.mozart antecipa uso geral da dissonância e atonalismo no quatrtetos kv465.beethoven avança para o romantismo como música pura em seus últimos quartetos de cordas,as três últimas sonatas e suas variações diabelli. schoenberg usa o supercromatismo para iniciar a quebra do sistema tonal,aparece a música atonal.usando os 12 tons da escala cromática ,que chamamos de dodecafonismo usando tons and acordes como se necessitar de uma nota referencial,e nem modo.ai avança usando as séries de notas sem repetí-las em inversões e reversões das série of notas e acordes nos reflexos,utilizando os contrapontos e fugas como fontes para as inversões e reversões das séries,cada nota não pode ser tocada antes que as outras 11 sejam executada,vemos s mobius'mobius as funções destes contrapontos e fugas,a música foi conhecida como serialismo.A.berg us o atonalismo e dodecafonismo interpoladas com séries tonais.a.webern,o grande gênio criador levou o serialismo ao extremos ,não so melodicamente e harmonicamente,mas também o ritmo é timbre,através de pequenas células de séries.os seus quartetos de cordas e variações para piano opus 28sao exemplos

    ResponderEliminar