terça-feira, 15 de dezembro de 2009

SA - "Sturmabteilung"


As SA, Secções de Assalto, ou Sturmabteilung em Alemão (insígnia em cima), foi a milícia paramilitar Nazi durante o período em que o Nacional Socialismo exercia o poder na Alemanha. O seu líder era Ernst Röhm (fotografia ao lado), capitão do exército e notório por seu senso de organização e sua capacidade de comando.

As Sturmabteilung constituíram, em certo momento, uma das instituições mais activas da vida pública da Alemanha, e uma das bases do poder político de Adolf Hitler.
Deve-se ressaltar que elas não funcionavam como um exército ou uma tropa organizada. A sua actividade muito mais a de amotinadores do que a de um exército. As SA encarregavam-se de mostrar a "força" do NSDAP, atacando pessoas na rua, ou lojas de judeus, ou opositores ao Partido (comunistas, principalmente)
 O próprio Hitler via a SA como uma tropa de pressão política, mas não como núcleo do "futuro exército do Reich" como desejava seu líder, Röhm.

No momento em que deixaram de ser interessantes, constitutindo algo não só fora de seu controle, mas abertamente contra determinadas idéias de Hitler, foram eliminadas. Também as intrigas nascidas da conduta homossexual de Röhm acabaram por derrubá-lo, no episódio conhecido como noite das facas longas. A partir daí, as SS, sempre contrapostas às Sturmabteilungen, ocuparam o espaço de polícia política outrora destinado às SA.

fonte: Wikipédia

Gonçalo

1 comentário:

  1. Idem em relação ao comentário anterior. O episódio da "noite dos facas longas" não foi só um mero episódio: foi um dos grandes sinais da brutalidade do regime nazi e da que concretizariam depois. Continua. FM

    ResponderEliminar