domingo, 10 de janeiro de 2010

2ª Guerra Mundial (4) - 1942

Tendo a Segunda Guerra Mundial começado em 1939 e terminado em 1945, o ano de 1942 é assim o ano mediano desta terrível batalha.


Este ano - tal como os outros anos de guerra - foi marcado por ataques, contra-ataques, conquistas de cidades, perdas de territórios, bastantes batalhas em que ora se perdia, ora se ganhava. Portanto, um ano de avanços e recuos.

A seguinte cronologia apresenta apenas os aspectos essenciais decorridos neste ano, uma vez que ocorreram muitas outras invasões e pequenos conflitos.


A 22 de Janeiro termina a Batalha de Moscovo, iniciada em Outubro de 1941. Esta batalha começou quando, a 2 de Outubro de 1941, os alemães lançam um ataque à cidade de Moscovo. Numa primeira fase, os alemães encontram-se em vantagem, possuindo aviões que utilizam para bombardear a cidade. Mas à medida que o Inverno se aproxima, não foi difícil constatar que Hitler tinha sido imprudente ao pensar que venceria rapidamente. Com chuvas fortes, baixas temperaturas, muita neve, a tropa alemã teve de enfrentar grandes dificuldades, não estando minimamente preparada para enfrentar estas condições. Por outro lado, as tropas soviéticas possuíam o equipamento necessário à guerra em pleno Inverno. Assim, aproveitando o facto de os alemães estarem exaustos e a “morrer de frio”, as forças soviéticas conseguiram afastá-los, ganhando esta batalha.


• A 27 de Fevereiro, foi travada uma grande guerra naval no Mar de Java, um mar situado no sul do Oceano Pacífico. Esta batalha, chamada de Batalha do Mar de Java, foi travada entre as forças japonesas e os Aliados. Uma vez que os japoneses insistiam em invadir ilhas da Indonésia e outros territórios, os Aliados sentiram que deviam travar os seus avanços. “Os combates duraram sem interrupção do meio-dia à meia-noite” de 27 de Janeiro de 1942. Os Aliados acabaram por perder esta guerra, sofrendo grandes perdas quer em vidas humanas quer em embarcações - dois navios das forças Aliadas afundaram-se e apenas foi possível salvar 111 homens!


Hms Exeter, navio japonês afunda no Mar de Java
 
• A 18 de Abril, as tropas americanas bombardeiam Tóquio, Yokohama, Nagoya e Kobe, todas cidades japonesas. Este ataque ficou conhecido como “Ataque Doolittle” e tinha como objectivo servir de resposta ao ataque a Pearl Harbor, um ataque que a marinha japonesa tinha feito à base norte-americana de Pearl Harbor no dia 7 de Dezembro de 1941. Com estes bombardeamentos feitos em zonas de armazenamento de petróleo, fábricas e instalações militares japonesas, morreram cerca de 50 japoneses e 400 ficaram feridos.



• A 6 de Maio deste ano, termina a Batalha das Filipinas, iniciada em Dezembro de 1941. Esta batalha, travada entre o Japão e as forças americanas, ocorre na sequência da invasão das Filipinas por parte dos japoneses. Termina assim com a rendição americana e consequente vitória japonesa.


• Entre os dias 4 e 7 de Junho, é travada uma batalha aeronaval, conhecida como Batalha de Midway, no Oceano Pacífico entre as forças americanas e japonesas. Esta foi uma importante batalha, considerada até o confronto mais importante da Segunda Guerra Mundial. No fim, os americanos acabaram por vencer a batalha. Os resultados revelam-se bem piores para o Japão do que para os EUA: relativamente a mortes, 2500 foram japonesas, contrastando com 307 americanas; no que diz respeito a embarcações e aviões, os japonês viram ser destruídos 6, enquanto que os americanos apenas 2.



Navio americano é atacado por aviões japoneses na Batalha de Midway

• A 15 de Agosto de 1942, um cargueiro brasileiro que navegava rumo ao Recife é atingido por um submarino alemão, ocorrendo assim 269 mortes. Assim, este e outros ataques, que o Brasil sofreu nos dias seguintes, culminaram na sua entrada na Segunda Guerra Mundial, a 22 de Agosto.


• Tendo já invadido a União Soviética a 22 de Junho de 1941, a Alemanha e os seus Aliados preparavam-se para tomar a cidade de Estalinegrado. No dia 23 de Agosto de 1942, é levado a cabo pelos alemães um forte bombardeamento aéreo à cidade, matando milhares de civis. Nos seguintes meses, foram executados vários bombardeamentos alemães, deixando a força aérea soviética devastada, “perdendo 201 aviões no período de uma semana, no fim de Agosto”. Contudo, aproveitando as condições climáticas de Inverno que enfraqueciam os alemães, os soviéticos realizaram uma acção contra-ofensiva geral, acabando por ganhar esta batalha que terminou a 2 de Fevereiro de 1943. Este confronto ficou conhecido como a Batalha de Estalinegrado e foi considerado um dos mais trágicos confrontos de toda a História. De facto, o número de baixas sofridas nesta batalha é incrível. Conta-se cerca de um milhão e 920 mil pessoas mortas, feridas ou desaparecidas, entre os quais 40 mil eram civis.


Batalha de Estalinegrado


• Em Julho e Agosto deste ano foram travadas algumas batalhas no Egipto entre as forças aliadas, de um lado, e as do Eixo, do outro, sendo o exemplo da Batalha de El Alamein e da Batalha de Alam Halfa. Estas duas batalhas foram ganhas pelos Aliados, sofrendo-se nas duas cerca de 35.000 baixas das duas forças confrontadas

Concluindo, neste ano foram travadas batalhas muito importantes como é o caso da Batalha de Estalinegrado e da Batalha de Midway, visto que em ambos os confrontos as forças alemãs foram derrotadas. Contudo, os Aliados sofreram também algumas derrotas significativas como na Batalha do Mar de Java e na Batalha das Filipinas

 Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cronologia_da_Segunda_Guerra_Mundial#1942
http://www.ushmm.org/wlc/ptbr/article.php?ModuleId=10007306
http://www.citi.pt/citi_2005_trabs/2GuerraMundial/new_page_7.htm
http://www.dw-world.de/dw/article/0,,1456891,00.html
http://www.2guerra.com.br/sgm/index.php?option=com_content&task=view&id=53&Itemid=26

Carolina




1 comentário:

  1. Feita uma leitura e interpretação dos factos, com entradas explicativas e longas e cuidado uso das fotos. Apanhado muito do essencial. FM

    ResponderEliminar