terça-feira, 12 de janeiro de 2010

2ª Guerra Mundial (5) - 1943

O ano de 1943 é o ano de viragem da Guerra. Até então, os alemães controlavam quase toda a Europa, controlavam o Norte de África e o Atlântico Norte.


Neste ano de 1943, a 2 de Fevereiro, acaba a batalha de Estalinegrado com a vitória da União Soviética e o fim do mito da invencibilidade da Wehrmacht. É a primeira grande derrota da Alemanha em terra e o início do avanço do Exército Vermelho em direcção a Berlim.

A 12 de Maio, o Afrika Korps, companhia do exército alemão situado no Norte de África, rende-se. É o fim do controlo do Norte de África pelos alemães, ou seja, vitória dos aliados, neste caso dos Ingleses.

A 22 de Junho os U-boats (famosos submarinos alemães) são retirados do Atlântico Norte devido ao avanço da Marinha Americana, encerrando assim a batalha do Atlântico e o poder que os alemães detiveram sobre este oceano. O cerco à Alemanha vai se fechando a oeste.


A 5 de Julho ocorre a maior batalha de blindados da História, em Kursk, na União Soviética. Vitória dos T-34 sobre os famosos Panzer alemães. A superioridade numérica Soviética era visível, enquanto que as forças alemãs nesta batalha eram de aproximadamente 800.000 homens e 2700 tanques, os soviéticos tinham aproximadamente 1.300.000 homens e 7000 tanques.


A 25 de Julho o governo de Mussolini é derrubado e este é preso e posteriormente assassinado. Deste modo, a 3 de Setembro, a Itália assina o armistício com os aliados.

Fonte:
Wikipédia


Gonçalo

2 comentários: