domingo, 10 de janeiro de 2010

Segunda Guerra Mundial - 1941 (3)

No ano de 1941 a Segunda Guerra Mundial continua. Vou realçar alguns dos aspectos que considero mais importantes para este ano.

Em Fevereiro, os alemães enviaram o Afrika Korps, destacamento do exército alemão, para reforçar as tropas italianas enfraquecidas.
No iníco de Março, a Bulgária  une-se ao Eixo. Também em Março os Estados Unidos fornecem oficialmente material bélico aos aliados.
Em Abril, os líderes do movimento terrorista Ustasa proclamam o chamado Estado Independente da Croácia. Reconhecido de imediato pela Alemanha e Itáli, o novo estado inclui a província da Bósnia-Herzegoniva. A Croácia junta-se às forças do Eixo.
De Abril a Maio as tropas alemães e italianas conquistam a Jugoslávia e a Gécia.
De Abril a Junho a Alemanha, a Itáloa, a Hungria e a Bulgária invadem e dividem a Jugoslávia. A Jugoslávia rende-se em 17 de Abril. A Alemanha e a Bulgária invadiram a Grécia em apoio aos italianos. A resistência da Grécia chegou ao fim no início de Junho.
De Junho a Novembro a Alemanha nazista e os seus parceiros do Eixo (com a excepção da Bulgária) invadem a União Soviética. A Filandia, procurando reparação das suas perdas territoriais para a União Soviética no armistício que finalizou a Guerra de Iverno, une-se ao Eixo pouco antes da invasão. Os alemãos rapidamente invadem os países bálticos e, com a ajuda dos filandeses realizam um cerco a Leningrado (actual São Petersburgo) no mês de Setembro. No centro da União Soviética os alemães conquistam Smolensk, isto no início de Agosto e, em Outubro, os alemães partem rumo para Moscou. Por fim conquistam as margens do rio Don em Novembro.
Em Dezembro, uma contra-ofensiva soviética leva os alemães a "estancionarem-se" nos subúrbios de Moscou a uma retirada caótica. O japão bombardeia a base naval norte-americana de Pearl Harbor. Os Estados Unidos declaram guerra ao japão, assim entrarm na Segunda Guerra Mundial. As tropas japonesas desembarcam nas Filipinas, na Indochina Francesa (Vietna, Laos e Camboja), e na colónia britânica de Singapura. Por fim a Alemanha nazista e os seus parceiros do Eixo declaram guerra aos Estados Unidos.

Estes (para mim) foram os acontecimentos mais importantes de 1941.

Daniela

1 comentário:

  1. Feita uma transcrição da(s) fonte(s), com pouca leitura e interpretação pessoais. O uso das fotos podia ter sido mais eficaz. Apanhado muito do essencial. FM

    ResponderEliminar