terça-feira, 20 de abril de 2010

Fotos dos moínhos- Dia dos Monumentos e Sítios



Já estou atrasado, mas aí vão algumas das fotos que obtive no complexo dos moínhos - 2 de água e 1 de vento - e que prometi publicar.

Abandonei o local com os primeiros pingos de chuva. Daí a pouco seria cortada e consumida a brôa quente feita no local com a farinha moída nos moínhos.





É um exemplo da maior relevância este complexo. Resulta da iniciativa de cidadãos - certamente com o apoio de verbas do Estado e da Câmara, mas sobre isso não colhi, ainda, a informação devida (falta ler alguma que já tenho acumulada) - preocupados com a salvaguarda e com a valorização dos elementos do Património material e imaterial que os individualiza e ajuda a identificar, e isso é cada vez mais importante.



Uma das actividades: o lançamento e apresentação de um livro sobre os Moínhos do Concelho - feita pelo Vereador da Cultura -, uma edição da Câmara Municipal, na sua colecção (muito parada nos últimos anos...) "Cadernos Municipais", da autoria do Engº Carlos Alberto Machado, já com outras obras publicadas neste domínio.





FM

Sem comentários:

Enviar um comentário