segunda-feira, 26 de abril de 2010

O Dia Seguinte...

Do golpe militar do 25 de Abril falaremos hoje. Evocado ontem, celebrado ontem, mais um ano, mais uma vez, das muitas que virão ainda.

Das movimentações da madrugada e do dia deixo um destaque para aquela hora especial, no Terreiro do Paço, entre as 9.30 e 10.45 h, que podia ter dado ao dia a dimensão sangrenta que, felizmente, não teve. Nele o protagonismo maior ficará para sempre ligado à figura do Capitão Salgueiro Maia, comandante das forças de Cavalaria de Santarém que tinham tomado posição nessa área da cidade.

Deixo-vos um excerto do filme "Capitães de Abril", de Maria de Medeiros, com a reconstituição do ponto mais dramático desses momentos.






Entretanto, começava o dia 26, o dia seguinte: pelas 7.40h levantava voo o avião em que sairiam para a Madeira, o ex-presidente Américo Tomás, o ex-Presidente do Conselho, Marcelo Caetano e os ex-ministros Silva Cunha e Moreira Baptista; às 9.46 verificava-se a rendição incondicional dos agentes da Pide que se tinham barricado na sede da Rua António Maria Cardoso; às 10h era a hora da rendição dos pides da famigerada prisão do Forte de Caxias; pelas 13h começava a libertação dos primeiros presos políticos em Caxias e no Forte de Peniche. Era a alegria geral. A confirmação da vitória total dos militares, do MFA.

Sem comentários:

Enviar um comentário