quarta-feira, 14 de abril de 2010

Sport Lisboa e Benfica - Década de 60

Hoje apeteceu-me fugir um bocadinho à rotina do blogue. Como estamos a falar nas aulas da década de 60 em Portugal, e visto que o Benfica ganhou hoje 2-0 ao Sporting, vou falar sobre a "década de ouro" do SLB.

Em 1960, foi acrescentado um 3º anel (ainda incompleto) ao estádio da Luz, aumentando a capacidade para 65.000 espectadores, ao mesmo tempo que chegava para treinador, vindo do rival FC Porto, um Húngaro que teria um impacto imediato: Béla Guttmann.
O Benfica sagra-se campeão nacional em 59/60 e 60/61, mas mais do que isso, atinge pela 1ª vez na sua História a Final da Taça dos Campeões Europeus, em 1961. Num jogo bastante emotivo, os encarnados vencem por 3-2 o Barcelona e conquistam a sua 1ª taça europeia.
No ano seguinte, atinge de novo a final da TCE. Já com Eusébio na equipa, o Benfica vence por uns sensacionais 5-3 ao Real Madrid, com 2 golos do Pantera Negra. O Benfica sagrava-se bicampeão da Europa.
Contudo, no final desta partida Béla Guttmann resolve sair do Benfica.
Já com novo treinador (Fernando Riera), o Benfica recupera o título de campeão em 62/63, ao mesmo tempo que atinge novamente a final da TCE. Mas desta vez sai derrotado, por 1-2 frente ao AC Milan de Trapattoni, tendo uma lesão de Mário Coluna a meio do jogo sido fulcral para o desfecho.
Na época seguinte, o Benfica faz o pleno doméstico, com campeonato e Taça de Portugal (vitória de 6-2 na final frente ao FC Porto) e em 64/65 chega ao tricampeonato. Pela 4ª vez nos últimos 5 anos o Benfica apresenta-se em nova final da TCE (tendo, no percurso para a final, alcançado uma memorável vitória sobre o Real Madrid por 5-1), mas mais uma vez sai derrotado. Defrontando o Inter de Milão em San Siro, o Benfica perde por 1-0.
 Em 67/68 chega o bicampeonato (vencendo em 66/67) e a 5ª presença na final da TCE em 8 anos. Encontrando o Manchester United em Wembley, o jogo termina empatado a 1 bola, mas no prolongamento os ingleses marcam 3 golos e vencem por 4-1. Eusébio teve uma oportunidade de ouro no minuto 90 para vencer a Taça para o Benfica, mas não conseguiu transpôr o guarda-redes do Manchester.
Em 68/69 o Benfica faz mais uma dobradinha. A final da Taça de Portugal é vencida frente à Académica de Coimbra, num encontro marcado por grande importância política, devido à oposição dos estudantes ao regime ditatorial.

Fica aqui um pouco da História do meu clube. Aguardo resposta de adeptos dos clubes rivais...para outras décadas, claro...esta foi a década do Benfica. Obrigado

Fontes:
Wikipédia
O meu primeiro livro do Benfica, Prime Books, 2005

Gonçalo

1 comentário:

  1. Boa Gonçalo! "Nem só de pão vive o Homem", isto é, também se vive com a memória e com a consciência do tempo que ela permite! Melhores tempos virão no entanto! Claro!FM

    ResponderEliminar