terça-feira, 28 de setembro de 2010

Há precisamente 200 anos...

Museu Militar do Buçaco

Neste dia, há duzentos anos (1810), chegava ao fim a Batalha do Buçaco (começada a 27), com as tropas francesas do general Massena a conseguirem rodear as posições luso-inglesas (Wellington no comando) e a prosseguirem com o seu avanço na direcção de Lisboa.

No rescaldo da Batalha ficavam mais de 4 mil franceses mortos e cerca de mil dos nossos, mas ficava, sobretudo, a convicção de que os franceses podiam voltar a ser batidos e rechaçados, tal como nas duas invasões anteriores.





Na Mealhada, neste último domingo, invocaram o acontecimento. Houve recriação histórica e muitos figurantes, com uniformes e vestuário semelhantes ao da época.

http://www.google.com/hostednews/epa/article/ALeqM5iazbecyFch1a8j-Flbbarf53Kfnw






A identidade de um país também está ligada ao sangue que verteu, sobretudo nos momentos em que a defesa da mesma foi posta, por outros, em causa. Daí a memória e as celebrações necessárias.

Não estive lá mas a julgar pelos vídeos... cresce a convicção de que esta coisa da "História ao vivo", deixa muito a desejar e mete-se por caminhos que só com adjectivos menos simpáticos podem ser qualificados...



Sem comentários:

Enviar um comentário