domingo, 24 de outubro de 2010

A Batalha de Salamina... e o documentário...




Decisiva para a civilização ocidental a Batalha de Salamina, como vimos no documentário (480 a.c.)

Xerxes da Pérsia e a vingança da derrota do seu pai Dario, às mãos dos hoplitas atenienses, em Maratona, 10 anos antes.

As peripécias com a consulta ao Oráculo de Delfos e à Pitonisa (Pítia) e com a táctica e armadilha atenienses; a destruição e incêndio de Atenas pelas tropas de Xerxes; o poderio da armada grega chefiada por Temístocles e o valor dos seus remadores; o poderio fantástico da armada e infantaria persas; a bravura de Artemísia na chefia dos seus 5 navios persas, etc. podem ser facilmente encontradas e descritas com algum pormenor, em qualquer pesquisa na net ou enciclopédia.
O documentário que vimos fez isso, apoiado na informação das "Histórias" do Heródoto, como vários concluiram nos trabalhos de pesquisa que fizeram sobre ele.

Quanto ao argumento: está construído de forma descritiva, mas com cortes e ligações diversos, destinados a prender a atenção dos espectadores.
A fotografia é muito cuidada e, como exemplos maiores, não se esquecem muito depressa os belos planos e os jogos de luz feitos com as esculturas gregas seleccionadas, perto do fim.
A focalização está na Batalha, mas não só: fala-se do Império Persa no início; fala-se um pouco da construção naval e em especial das trirremes gregas; fala-se do Oráculo de Delfos e da sua importância para o mundo grego, etc.
As últimas cenas deixam no ar a mensagem principal do filme: sem a vitória de Salamina que teria sido da Civilização Grega (e por extensão da nossa cultura ocidental moderna, assente nela)? Não teria acontecido a brilhante cultura dos séculos V e IV a.c. e a democracia não teria prosseguido o seu desenvolvimento. Teria chegado onde chegou o Teatro ou a Filosofia? Teriam prosseguido os Jogos? etc. etc..

Sem comentários:

Enviar um comentário